Sunday, October 01, 2006

Manhattan

Há tempos no blog “Vilacondense” pedia-se um momento inesquecivel do cinema. Escolhi a abertura deste filme com a música de Gershwin a enquadrar 61 planos de Manhattan e a voz em off de Isaac Davis, escritor e alter ego de Woody Allen, que fará sempre parte de qualquer antologia do cinema. Caleidoscópio a preto e branco, colorido pela “Rapsody in Blue”, urbano e intimo, jogo de espelhos e sombras que Allen continuará a mostrar ao longo do filme. Estado de alma no qual o realizador insiste particularmente porque a relação de Allen com a sua cidade é não apenas intelectual e mundana mas sobretudo afectiva. Proclamando o seu amor pela cidade nas primeiras linhas de um romance que está a escrever, em Isaac Davis e suas dificuldades criativas esconde-se a verdade de um homem.

Cada plano é um plano da vida de Allen, cada arranque falhado do capítulo I mostra um diferente ponto de vista, Uma definição busca a outra, como se a cidade, inacessivel e em mutação, se furtasse ao retrato, resistindo ao enquadramento da câmara.. Entre a câmara-caneta e as obsessões do autor, um contrato autobiográfico impossivel ?

Allen surge-nos no papel de um neurótico judeu nova-iorquino, criativo humorista cuja vida amorosa decorre numa linha contínua de desencontros e falhanços. A maior arma de Woody Allen é a sua capacidade de partilhar o terreno intimo das suas neuroses com o público colhendo os seus sorrisos e reconehecimento, exorcizando as suas fraquezas. O humor de Allen alicerça-se no contraste entre os seus personagens ( anémico, alto míope, maltrapilho de verbo brilhante torturado por dúvidas) e os seus objectivos (escrever um grande romance, ser como Bogart, conquistar belas mulheres).

Por lá passam as suas mulheres. Belas e jovens como Tracy (Mariel Heminghway), 17 anos doces e ingénuos, inspirada em Stacey Nelkin, jovem conquista do realizador na época, e quem sabe prenúncio da sua actual relação. Jill, a ex-mulher ( Meryl Streep) que o troca por outra mulher e está a escrever um romance sobre o seu divórcio. A frenética, irritante, perfeita Mary (Diane Keaton), jornalista católica de Philadelfia. O psiquiatra e o divã, as angústias e a sua libido, a crise existencial e criativa. "I finally had an orgasm and my doctor told me it was the wrong kind" diz-nos Isaac. A Tracy diz "I want you to enjoy me. My wry sense of humor and astonishing sexual technique" e sentencia que “I think people shoul mate for life, like pigeons or Catholics”. E quando o amigo Yale lhe diz “You are so self-righteous, you know. I mean we're just people. We're just human beings, you know? You think you're God.” Isaac riposte”: I... I gotta model myself after someone”.

Isaac, admirador de Bergman, cuja filme da sua vida é “A Grande Ilusão” de Jean Renoir é a chave para uma complexa autobiografia, a ferramenta para os actos do próprio Woody Allen. As cenas de Manhathan mostram o passado , o presente (de 1979) e até o futuro de Allen. O Carlyle onde hoje toca todas as segundas, as obsessões com o judaísmo, o controverso romance com uma jovem de 17 anos já lá estavam.

Imbroglio de pulsões e neuroses, snobismo e má consciência. Brilhante, obra prima da ironia autodestrutiva.

Manhattan ganhou o César de Melhor ilme Estrangeiro em 1980. Allen ganhou o Globo de Ouro em 86 com “ Rosa Púrpura do Cairo”. Recebeu prémios de carreira em Veneza e Cannes. Pela academia teve 14 nomeações para melhor argumento e 6 como melhor realizador. “Annie Hall” ganhou 4 Óscares, incluindo ,melhor filme e melhor realizador. Allen nunca foi receber a estatueta porque era dia de tocar no Carlyle.

DVD: Na FNAC , € 4.90.