Sunday, January 07, 2007

Alcantara Café

No ano de 1991 estava em Lisboa ao serviço da Nação. Cumprindo o serviço militar obrigatório. Bons tempos. Formatura às 7.30 AM, seguda de regresso à cama. Pelas 11h íamos assistir a imperdíveis aulas sobre guerra química ou estratégia militar. Almoço ao meio dia e pela tarde rijas futeboladas. Jantar às seis (não é engano) da tarde. Seguia-se café e cinema, e incursões pelo Bairro Alto e 24 de Julho, que então se circunscrevia ao Kremlin e Plateau, Metalúrgica e Alcantara mar e Café. Èramos clientes de todos os dias, pelo que conhecíamos bem a fauna da noite lisboeta de então.
O meu bar favorito era o Alcântara Café.

Pela sua decoração, à época diferente do habitual. Madeiras, veludos vermelhos,espelhos e ar imponente Vitória de Samutrácia. Era dificil entrar no Âlcantara pelo que o ambiente era seleccionado. Gente bonita, a começar pela “hostess” Anamar e a acabar nas top-models que frequentavam a casa. As jovens Sofia Aparício, Ana Padrão,...Elsa Raposo.

E podia-se sempre dar um salto ao Âlcantara-Mar,do lado de lá do corredor, onde o hoje conhecido DJ Vibe dava os primeiros passos. E que ousava passar o “My baby just cares” da Nina Simone no auge da noite.

Hoje o Alcantara Mar desapareceu do mapa. E o Âlcantara Café converteu-se em restaurante, deixando de ter o encanto de então.

Bons tempos esses. De Alcântara. Desde essa altura fiquei adepto do clube de futebol do bairro.