Saturday, December 23, 2006

Best 2006 - Filmes

1. Crash, de Paul Haggis, DVD
2. Father and Son, Alexander Sokurov,DVD
3. The Departed,Martin Scorcese, Cinema
4. Jarhead, Sam Mendes, DVD
5. Volver,Pedro Almodovar,Cinema
6. Match Point,Woody Allen,DVD
7. Miami Vice,Michael Mann, Cinema e DVD
8. Brisas de Mudança,Ken Loach,DVD
9. História de Violência,David Cronenberg,DVD
10.Good Night and Good Luck,George Clooney, DVD

"Crash" é um filme soberbo, em que nada é preto e branco, tudo se mistura, em tons bem cinzentos. Entre o bem e o mal há uma ténue fronteira. E tem cenas geniais que despertam a maior das emoções.

"Father and Son"expressão poética das tumultuosas emoções partilhadas por pai e filho na encruzilhada de caminhos que se separam, filmada com esplendor e intensidade por Sokurov, herdeiro de Tarkovsky.

"Departed" é Scorcese de volta aos goodfellas, e "Jarhead" vai até ao Iraque revisitar "Full Metal Jacket" de Kubrik. "Volver" e "Match Point" são obras primas de grandes mestres e em "Miami Vice" a realização de Michael Mann é como sempre fabulosa. Destaco a câmara parada nas cenas aéreas e a câmara à mão na cena final, com um efeitos sonoros que nos colocam no meio do tiroteio. Ken Loach venceu Cannes com "Brisas de Mudança" e um Cronenberg muito contido traz-nos uma fantástica "História de Violência". "Good Night and Good Luck" mostra-nos a América a preto e branco do Sr. McCarthy em tempos do sr. George W.

voltar