Há uns dias atrás apresentei dez filmes que considerei candidatos à corrida aos Oscares. Os favoritos parecem confirmar-se. “The Departed” é candidato a melhor filme, melhor realizador e melhor actor. Tem como principal concorrente “Babel” de Alejandro G. Inarritu, com 7 nomeações. Surpreendentemente “Flags of Our Fathers” não é candidato a melhor filme, embora Clint Eastwood seja candidato a melhor realizador com dois filme. Além do já mencionado, “Letters From Iwo Jima” também é candidato.
Na categoria de filme filme são ainda candidatos “Bobby” e os ausentes na minha lista anterior “The Queen” (com Stephen Frears nomeado melhor realizador e Helen Mirren melhor actriz) e “Little Children” um thriller com Kate Winslet ( também nomeada) e Jennifer Connely.
Curiosamente as nomeações surgem antes da estreia de filmes apontados como candidatos como “The Good Sheperd” e o belíssimo “The Painted Veil”. E o nomeado “Letters from Iwo Jima” só estreia nos US em 29/12 e já foi nomeado.
Na comédia são candidatos 3 filmes já estreados entre nós, “Borat”, “O Diabo Veste Prada” e “Little Miss Sunshine” ( “Uma familia à beira de um ataque de nervos “é um título inenarrável).
Mas o favorito é Dreamgirls com Beyonce e Eddie Murphy.
No filmes em lingua estrangeira a curiosidade está na nomeação do filme de Mel Gibson “Apocalypto”, falado em dialecto Maya e “Letters de Iwo Jima” de Clint Eastwood falado em japonês.Mas o favorito é “Volver” com Penélope Cruz também nomeada como melhor actriz.
Nas séries de TV “24” e Kiefer Sutherland devem ganhar, tendo como concorrentes o polígamo Bill Paxton em “Big Love”, os internos de “Grey’s Anatomy”, os poderes especiais dos “Heroes” e os enigmas de “Lost”. O Dr. House é candidato a melhor actor. Na comédia “Donas de Casa Deseperadas” domina as nomeações.
<< Home