Sunday, December 03, 2006

QUARTO DE HOTEL ( 18) Kempinski Cyragan Palace

Numa altura em que tanto se discute o Bósforo por ocasião da visita papal à Turquia, recordo a minha estada em Istambul. Cidade fantástica, verdadeiro cruzamento de civilizações, simbolizadas na Mesquita de Hagia Sofia, cujos mosaicos bizantinos recordam Constantinopla, e no Topkapi, expoente do poder otomano.



Fiquei alojado no hotel que recebeu Bento XVI, o Çiragan Kempinski Palace. Situado nas margens do Bósforo, este antigo palácio dum sultão otomano, encanta pela arrebatadora beleza dos seus salões e jardins e pela magnifica localização.






Começo pela sua piscina, na qual temos a sensação de nadar no Bósforo. Sentados ao sol, da Europa contemplamos a Ásia. O serviço é irrepreensível, toalhas refrescantes, espetadas de frutas e sorvetes passando constantemente. O Rui G. teve até direito a uma limpeza dos seus óculos de sol.


O Kempinski tem 284 quartos e 31 suites, as do Palácio dignas de um sultão. Os quartos são confortáveis, com decoração clássica e casas de banho em mármore, gigantescas, valendo a pena disfrutar das incomparáveis vistas para o Bósforo.



Jantei no Tugra Restaurant, no Palácio, que serve cozinha otomana. Numa sala deslumbrante, loiças e talheres dignos do jantar de "A Idade da Inocência" de Scorcese, o serviço era excelente bem com a carta de vinhos. Como sempre faço em países distantes decidi provar as especialidades locais, pelo que optei pelo menu de degustação otomano. Se algumas das criações do chef me pareceram felizes, outras houve que se desencontraram do meu palato. Não me agrada o apego que os turcos têm pelos iogurtes na comida. Também as sobremesas não deixaram memória. O hotel tem ainda o Laledan Fish Restaurant, que serve excelente peixe gralhado na esplanada.

O jantar que mais nos encantou foi o que incluiu a famosa dança do ventre, no night club do hotel. Num grupo de oftalmologistas posso asseverar que muitos deles trocaram os olhos com as voltas das barriguinhas das bailarinas.

Finalmente, uma palavra para o spa, divino, onde o banho turco é obrigatório. Também podemos disfrutar de sauna, jacuzzi e piscina coberta.



Ciragan Palace Kempinski Ýstanbul, Ciragan Cad. No: 32,

Besiktas 34349, Istanbul
Quartos desde €280.

voltar