DVDteca - Grandes Mestres do Cinema (16) Robert Altman
Ao voltar da guerra, fez diversos documentários e filmes institucionais de treino e propaganda. Em1955, Altman dirigiu o filme independente Os Delinqüentes (1957) e o documentário The James Dean Story. Realizou algumas séries de TV mas o sucesso de Altman chegou com MASH (1970) , aclamado pela crítica americana, história de uma equipa médica durante a Guerra da Coréia. Como música tema para o filme escolheu uma composição do seu filho de 14 anos, Suicide is Painless. Ganhou a Palma de Ouro em Cannes e teve a sua primeira nomeação para o Oscar.
Altman tinha um estilo único de filmar, evidente em trabalhos como "Images "(1972) e "Nashville" (1975).Com uma visão crítica da sociedade americana patente nas suas produções, filmava histórias cruzadas, como "Short Cuts", que inspiraram Paul T. Anderson ("Magnolia") e Paul Haggis ("Crash"). Do western ( "McCabe and Mrs. Miller" e "Buffalo Bill...") ao thriller ("The Long Goodbye" adaptando Chandler, e o vitoriano "Gosford Park") passando pela comédia, ( "Dr. T and the women"), o jazz ( "Kansas City") e o country ("Nashville") ou adaptando Sam Shepard ("Fool for Love") Altman construi uma obra que lhe valeu 5 nomeações para o Óscar de melhor realizador, uma Palma de Ouro e Melhor realizador em Cannes, e o Leão de Ouro 96 e o Óscar Honorário 2006 como prémios de carreira.
Para mim o seu melhor filme é "The Player". Desde logo pelo plano de abertura , sublime e brilhante, até ao final introspectivo. O filme é genial na irreverência e na crítica mordaz ao "stablishment" de Holywood. Que recusou financiar o filme, mas depois se degladiou para o distribuir.
Baseado na novela de Michael Tolkin
Parábola sobre o pecado em Hollywood, o filme mostra que o verdadeiro crime não é o assassinio mas o produzir um flop .Filme cínico, cáustico e divertido, é brilhante e um prazer ver Altman dissecar com imperceptiveis cortes de navalha o seu alvo, ("o sistema" diriam os sportinguistas") . O sangue é subliminar, a dor disfarçada pela realização. O filme flui como um fresco, sem fio condutor, apesar de centado no encontro de Griffin com o destino, umas vezes como semideus, outras como peregrino amoral. Imperdível.
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