Sunday, January 07, 2007

Amadeo

Aproveitando uma deslocação de trabalho a Lisboa pude finalmente ver a exposição "Amadeo de Souza-Cardoso. Diálogo de Vanguardas".

Em duas salas estão expostas 260 obras , 190 das quais de Amadeo. Além do acervo da Gulbenkian podemos apreciar obras de colecções privadas, do Centro Pompidou, National Gallery, Tate, MoMA ou Guggenheim.

A exposição estabelece um reencontro obra de Amadeo e a de artistas seus contemporâneos, dentro e fora do seu círculo de amizades, em cujas obras se revelam afinidades e as cumplicidades. Modigliani, Sonia e Robert Delaunay, Derain, Gris, Picasso, Brancusi.


E permite reconhecer Amadeo como um génio, visionário do modernismo. E, no fim, saborear as marcas de identidade que sublinham a diferença entre contemporâneos. O seu sentido cromático, o verde Minho, expressando a luz característica da paisagem portuguesa ou viço quente das romarias.

A exposição vai estar patente na Fundação Calouste Gulbenkian até 14 de Janeiro, sendo que ao fim de semana está aberta até à meia noite. Imperdível.