Saturday, January 13, 2007

Fast Food em Londres

Quando decidi acabar o ano em Londres com a Cristina tinha planeado jantar com a Cristina no Le Gavroche e no Gordon Ramsay. Acabaram por se juntar a nós o João e a Paula, o Luís e a Marina. Mais a sua prole.

Ora esses restaurantes não são sítios para se levar teen agers mais interessados no seu pocket PC que no jantar.
Pensei levá-los ao Benihana, bife do lombo e camarão grelhados por um cozinheiro malabarista, que atira ovos por trás das costas e encesta camarões na boca dos comensais. Em grupo é divertido, como já pude comprovar em San Diego, New York, Chicago e mesmo em Londres.

Ou ao Gaúcho Grill, junto a Piccadily e à Regent St, paraíso dos meat lovers, carne das pampas grelhada na brasa. Um bife de Chorizo ou de Lomo bem regado com um Malbec ou um Cabernet Merlot com umas "papas fritas" é para alguns amigos meus a melhor refeição do mundo.

Acabamos por jantar no Blue Elephant, bem perto de Stamford Bridge. Trata-se de um restaurante Thai, que já conhecia do Dubai e Paris, que recria um ambiente oriental ( a ponte e a floresta são as mesmas em todos os restaurantes).

Optamos pelo menu degustação o que se revelou um equívoco. Das outras vezes cada um escolheu um prato que depois partilhamos. Desta vez comemos o que nos trouxeram o que nos impediu que provar o Caril de Camarões Tigre ou de Pato, os meus preferidos. Salvou-se a Tom Yam Koong , sopa bem spicy, em que a citronela, a lima e o gengibre combinam com o chili e os camarões, numa combinação potente. Nas entradas estiveram bem o Som Tam e os Spring Rolls, e o Pato com Tamarindo era excelente.

Mas em Londres proliferam cadeias de fast food de qualidade aceitável, ideais para almoços rápidos ou jantares pós teatro. São conhecidos o Angus ou o Aberdeen Steakhouse, que se podem encontrar em Piccadily, Leicester Square ou no SoHo.


Mas as sandwiches fresquíssimas do Pret a Manger, em Trafalgar Square que se podem combinar sumos de fruta naturais, constituem uma refeição leve ideal para anteceder uma visita à National Gallery.

Para quem gosta de Sushi e Sashimi o Wagamama, restaurante preferido dos londrinos segundo o Zagat, tem sucursais por toda a cidade.

Se o gosto aponta mais para italianos o Caffe Nero tem aceitáveis risottos e pastas para além das inevitáveis pizzas e de uma deliciosa sopa de tomate.

Finalmente é obrigatório comer o Bacalhau no restaurante da Tate Modern, com umas vistas fabulosas sobre St. Paul e a City.

Porque nem só de restaurantes gourmet vive o homem, aqui ficam estas dicas de restaurantes mais terra a terra.

voltar