Sunday, January 14, 2007

Tables du Monde (16) Cabaña Las Lilas


Foi já há quase um ano que fui ao Cabaña Las Lilas de Puerto Madero, zona de Buenos Aires equivalente às docas em Lisboa ou ao cais de Gaia mas com restaurantes de gabarito.

Sala agradável, amesendação confortável, open kitchen, logo nos foi servido o Couvert que contemplava pão de fabrico próprio a sair quente, das mais diversas variedades, pasta de tomate seco, pimentos grelhados, mozzarela e tomates confitados com azeitonas . Excelentes.

Nas Entradas provaram-se as clássicas empanadas, um soberbo Provolone grelhado e uns suculentos cogumelos à provençal. Mas no Las Lilas reina a carne. Argentina. De produção própria já que Las Lilas é o nome da Finca onde são criadas as vitelas que nos vêm parar ao prato. E ao dos comensais do Figueira Rubayat, o melhor restaurante de carnes de São Paulo.

O Bife de Chorizo e Filet de Lomo são qualquer coisa de extraordinário. Suculentos, sem hormonas, já que as vitelas só comem ervinha da quinta. Ou seja são as verdadeiras vitelas pica no chão. O que lhes confere um sabor que por cá já vai rareando.

Cozinhadas na brasa, devem-se comer "medium rare", como indicará a vaquinha vermelha que vem espetada no bife. Acompanham-se de Papas (Batatas) Fritas e Puré de Calabaza (Abóbora) e Verduras salteadas . E do fabuloso Cabernet Merlot Catena Zapata, tão apreciado no Parker, que casa idealmente com a carne na brasa.

No final ainda houve quem tivesse espaço para flan de coco, mousse de chocolate, bavaroise de chocolate branco com menta e biscuit de chocolate.

Inesquecível o Las Lilas. Para um bom almoço em Buenos Aires. Almoço para disfrutar o sol e a vista de Puerto Madero. E porque um bife destes ao jantar pede uma noite de tango. Numa milonga em San Telmo. Embora eu prefira o tango na Esquina de Carlos Gardel.