Sunday, February 11, 2007

Vinhos do Jantar do Spondi

Yalumba Barossa Shiraz Viognier 2001

Blend com 95% de Shiraz e 5% de Viognier, como o nosso Quinta do Monte d'Oiro. Com a particularidade de ser colhido à mão.

Cor púrpura, opaco, denso. Aroma com notas florais do Viognier cruzadas com frutos silvestres e especiarias do Shiraz. Na boca é macio e subtil, mas complexo. Especiarias, almiscar e cravinhos, chocolate e cerejas, com os taninos muitos suaves fazem um grande vinho. Final longo.




Rosemount Balmoral McLaren Vale Shiraz 2000

Cor negra, opaca, retinta,impressionante de concentração e densidade,. Aroma com notas especiadas, intensa fruta preta, ligeiro licor e madeira . A fruta, apesar de delicada, tem uma persistência incrível. Os taninos aveludados, vinho sofisticado e complexo, estrutura elegante mas poderosa. A conjugação e concentração de fruta preta, de cereja, e especiarias envolvem o palato e juntamente com a excelente madeira criam um final longuíssimo, explosivo. Muito bom para beber já, mas a prometer ser ainda melhor dentro de alguns anos.

Na Vinho e Coisas o de 1999 custa €30,80



Penfolds Bin 407 Cabernet Sauvignon 2001


Cor escura. Aromas a pimentos e azeitonas pretas misturam-se com madeira . Na boca Groselha, e chocolate negro, frutos ricos, estrutura complexa. Taninos firmes muito bem integrados com a madeira.Final longo.


No jantar do Spondi beberam-se então grandes vinhos australianos. Infelizmente apenas encontrei o Balmoral Shiraz à venda no Porto. De qualquer modo é o melhor de todos. E a Vinalda importa o Bin 407 Cabernet Sauvignon da Penfolds. Na Vinho e Coisas há vinhos da Yalumba mas não o provado.