Sunday, October 22, 2006

The Theater Lies down on Broadway

Longe vão os tempos em que Andrew Lloyd Weber enchia os teatros de Londres e New York. "Cats", "Phantom of Opera", "Sounds of Music", "Jesus Christ Superstar", "Evita" ou "Sunset Boulevard". Velhos clássicos como "Miss Saigon" também já sairam de cena. Apenas "Les Misérables", que chegaram a ter Ricky Martin como actor secundário, resistem.


Curiosamente os melhores musicais vi-os no West End ,em Londres e não na Broadway. Adormeci no Cats. O Zé Rui ressonou no Ragtime. Apenas a curiosidade de ver ao vivo gente como Glenn Close em "Sunset Boulevard" , Sarah Jessica Parker (que começou na Broadway em criança como "Annie") em "Once Upon a Mattress", Whoopi Goldberg ( que começou nos anos 70 a fazer coros em "Hair" e "Jesus Chris Superstar") em "A Funny Thing Happened on the Way to the Forum", NathanLane e Mathew Broderick em "The Producers" que com "Chicago" foram os dois musicais que mais apreciei e que ainda permanecem em cartaz.


Actualmente, e seguindo uma onda que também vinga em Londres, a da adaptação ao teatro da obra musical de uma banda ou cantor ( em Londres os Queen, com "We will Rock You" ), estão em cena "The Times they are a changin’ ", adaptando Bob Dylan, "Jacques Brel is Alive and Well Living in Paris" e "Mamma Mia" dos Abba. E o vencedor dos Tonys 2006, "Jersey Boys", inspirado por um grupo musical dos anos 60, os Four Seasons.

Da Disney temos
"The Beauty and the Beast", "Lion King", "Tarzan", "Mary Poppins".

Mas é "Spamalot", Tony para melhor musical em 2005, dos Monty Python que mais tem entusiasmado público e crítica.

O Tony para melhor peça em 2006 foi para "The History Boys", que teve em Richard Griffiths o vencedor do tony para o melhor actor batendo RalphFiennes, e Cynthia "Miranda" Nixon, a melhor actriz, em "Rabbit Hole".

Para aqueles quiserm comprar bilhetes em saldo recomenda-se o TKTS, em Times Square, onde se encontram bilhetes em rebaixa, na tarde do espectáculo.