Saturday, October 28, 2006

NYC Low Budget

NYC low budget é um exercicio difícil. A cidade tem muita coisa boa e cara.

Desde logo à chegada não vá de taxi do aeroporto para o Hotel de taxi. Vá no Bus que deixa nos turistas em múltiplos pontos de Manhattan. Claro que pode ter azar e visitar 4 ou 5 hotéis antes do seu. São os custos do low budget. Depois não ande de taxi. Vá a pé ou de metro. Manhattan é hoje uma cidade segura graças a Rudy Giulliani. Pode-se andar à vontade mesmo à noite pelas ruas. De metro durante o dia não há problema. Claro que se deve evitar aquele ar de turista com máquinas a tiracolo e boca aberta.




A
melhor opção para hotéis very low budget são os applecorehotels. São um conjunto de cinco motéis de cadeias que se encontram nas estradas de todo o país. Já fiquei em alguns deles em terrinhas de fim do mundo. São aceitáveis, com o mínimo de conforto ( banho, AC , TV ) , sem luxos mas limpinhos. O preço ronda os 100/ noite o que para o standard de NYC é muito barato. O Confort Inn e o Super 8 Hotel são os mais bem localizados, perto da Times Square.






Mais barato só a YMCA. A Vanderbilt YMCA foi fundada em
1875 na
cave da New York Rail para alojar os ferroviários que pernoitavam em NYC. Com o crescente número de ferroviários "Railroad Y" (como era então conhecido mudou-se em 1932 para a East 47 Street. . Tornou-se um centro de apoio à juventude do bairro, com programas dociais para a comunidade. E tornou-se albergue da juventude. Também foi celebrizada pelos Village People, com toda a carga que isso possa ter. Localizado no coração da cidade, tem concierge e dispõe de 2 piscinas, ginásio, saunas e turco (cruzes...). É o hotel ideal para o anónimo das 10.56.

Comer bem em NYC é fácil. Comer barato também . Pode-se entrar numa convenience store e comprar uma bebida e uma sandwich ou fatia de pizza e pagar 3-4$ . O Tony Roma's ( famoso pelas suas Ribs) saiu de NYC mas tendo a cadeia sido comprada pela Pizza Hut o seu regresso está anunciado. É um must. A alternativa é o Virgil BBQ, e embora as ribs não sejam as do Tony's ( essas são únicas) marcham. O Dennys, outro ícone da restauração barata nos US não existe em Manhattan. Mas está lá a Pizzeria Uno, com pastas e pizzas suculentas. Nas pastas outra cadeia de fast-food italiano é a Katz Deli, cujo pastrami é procurado por chefs de renome. E as senhoras já sabem o que vão pedir.Ou a Carnegie Deli, frequentada por Woody Allen. São famosos os burgers, o cheese cake e a "Broadway Danny Rose". Evite o vinho, caro, e fique pela cerveja. Miller ou Sam Adams. Ou uma Coke. .

Na Little Italy é sempre agradável almoçar ou jantar em clássicos como o Il Cortile ou a Casa Bella. Com um ambiente que evoca o Padrinho, a todo o momento esperámos que um personagem de Goodfellas. E aqui servem Pepsi. No tempo em que nos USA encontrar um bom café não era fácil, a pastelaria Ferrara era paragem obrigatória. Aí podemos apreciar os cannoli que Tony

Soprano tanto aprecia. Ou como dizia Clemenza " Leave the gun, take the cannoli". Nas pastas e pizzas a cadeia de fast food italiana Sbarro está por todo o lado. É barato e mata a fominha.

Em Chinatown no Big Wong come-se bem e barato, mas não esperem toalhas neste restaurante com serviço tipo "sempre a andar". É uma entre muitas ofertas que por lá existem. Não deixe de visitar o mercado, e abasteça-se de fruta. E claro é lá que estão os ten dolla.

Mesmo em low budget uma refeição decente impõe-se. Há que procurar o menu pré teatro do Becco, italiano conceituado, ou as vistas do "21 Club" ,no Rockefeller Center, por metade do preço. Ou os menus de almoço no "Gotham Bar and grill" , votado pelos newyorkers como o restaurante mais popular, com comida excelente, ou no "Tribeca Grill", de Robert de Niro, por 16€.

Em NYC como vimos pode-se poupar no hotel, na comida e no transporte. Mas os espectáculos e os museus têm de ser vistos e por aí não há muito por onde fugir. De qualquer modo o CityPass permite por $53 visitar o Guggenheim, o MoMa, o Empire State, fazer o Cruzeiro da Circle Line ( só a 1ªmetade vale a pena), o Museu de História Natural e o Intrepid Sea Air Space Museum.É uma pechincha .

E depois passeie. De graça. Pelo Central Park e pelo Riverside. O charme do SoHo e NoLita. E da Village. A opressão de Wall Street e a Liberdade de Battery Park. A grandeza de Park Avenue. E a 5ª avenida. A multidão de newyorkers que se cruzam nas passadeiras sem se tocarem. Crash em NYC.

No Teatro o TKTS é uma alternativa para quem vai em low budget. Geralmente não tem bilhetes para os espectáculos em estreia, mas há muito por onde escolher. No Blue Note e no BB King, visitas obrigatórias fique em pé, no bar, e já poupa mais alguns dólares.

Se ainda lhe sobram algumas notas para compras vá ao Bloomingdale's. É o mais desorganizado dos Department Stores ( os TopEnd são o Bergdorf Goodman, o Saks e o Neiman Marcus), mas está sempre com saldos. Visite também a "Ina", com lojas no SOHo e NoLiTa. Famosa por vender as roupas que Carrie e Samantha usaram em "Sex in the City", é uma oportunidade de comprar roupa de marca a preços simpáticos.

This is as far as I can go. E no final façam coro com a Christina.

voltar