Wednesday, October 25, 2006

So What

Para ilustrar o post do luminoso aqui têm o Quintet ao vivo.




O Miles já tinha sido evocado aqui pelo danielbm. O luminoso é mais novo do que eu ou o lanterna. Hoje é fácil ter acesso à música. Há a FNAC, a amazon, o iTunes e n sites d downloads de mp3. No "meu" tempo havia a Tubitek e pouco mais. Lembro-me me juntar na cave de um amigo para ouvirmos um célebre disco do Miles e Coltrane "Live in Stockholm 1960". Importado. Caríssimo. Aliás Estocolmo devia ser nessa altura uma meca do jazz porque outro dos meus LP's "míticos2 era "Ornette coleman at the Goden Circle", também gravado ao vivo em Estocolmo.



Miles Davis é genial. Para além do génio deu a conhecer ao mundo grandes músicos. Os seus diversos quintetos integraram gente que hoje faz parte da mitologia do jazz. De Coltrane a Wayne Shorter, Bill Evans, Herbie Hancock Chick Corea. Até Mingus e Thelonious Monk. E até o Miles eléctrico de que este Silent Way é um dos seus máximos expoentes foi inovador. Mas para mim "Kind of Blue" continua a ser a sua suprema obra prima. Sou suspeito porque sou um incondicional de Bill Evans.

So What?